segunda-feira, 21 de junho de 2010

''Porto Feliz na Época da I guerra mundial''

O sessenta e quatro anos da Igreja Presbiteriana da Independente de Porto quem compareceu ao culto foi o prefeito municipal , SR Luís Alcalá e vários vereadores e dezenas de visitantes e ainda quem mais animou Porto Feliz foi as monções,com o nome de Porto Feliz.Quando surgiram outros caminhos mais curto para Minas Gerais de outros a rota da velha araritaguaba e a produção de açúcar continuou animando.A lavoura de cana estava expandindo cada vez mais na região desde 1750 os engenhos de Porto Feliz começaram a ter importância na indústria açucareiro de São Paulo.
O primeiro engenho de açúcar moderno no estado de São Paulo um bandeirante do protestantismo brasileiro "Otoniel Mota" indivíduos isolados como também extensas família e certamente plantou boas sementes que germinaram em Porto Feliz.
Quase meio século depois um meado de 1914. Nasceu a Igreja Presbiteriana Independente de Porto Feliz.A principio chamada de Igreja Presbiteriana de Vagem fria.
Reunido no principio .O Presbiteria Sul nomeou uma comissão composta do Pastor Isaac Gonçalves de Vale, António Carlos de Campo e Franklin de Cerqueira Leite.
Organizou a referida Igreja a 19 de Julho , na casa de João Soares de Almeida , localizada no bairro rural de Vargem Fria. Foram eleitos presbiterios João Soares de Almeida e António Picres de Morais diáconos Francisco Antunes e Francisco de Morais.
E.C. OPERÁRIO ARARITAGUABA
O esporte clube operário foi fundado em 18 de outubro de 1916,na cidade de Porto Feliz.
Com seus 40 anos de atividade esportiva umas das mais antiga agremiações do estado até o ano de 1945o E.C. operário araritaguaba não contou com sua praça de esporte própria , localizada no centro da cidade terreno que teve doação dos SR Olívio Barbosa ,DR Licolino João Longe e também Romeu Castelucci , Ernesto José Despontim e Eugênio Euclídes Alcalá :os quais se tornaram automaticamente com esse gesto rominante benemeritros de clube .
GRIPE ESPANHOLA
Em 1918 a gripe espanhola que,a nível mundial matou milhões de pessoas , fez numerosas vítimas na cidade de Porto Feliz , dentre os quais a esposa de coronel Eugênio Motta prefeito que governou a cidade de 1915 á 1922.Em 1916 sob a direção de José Elias Habice foi fundado o jornal (o imparcial ) que seria publicado até 1919.

Um comentário:

  1. Muito bom, dentro do que foi solicitado. Estou aguardando as postagens dos monumentos e da avaliação do trabalho. Prof. Carlos.

    ResponderExcluir